As fases do não-pecar
2011-07-20 19:38:02
2011-04-12 23:22:31
Autor: Sony Santos
http://www1.gigawiki.com/sony/as-fases-do-nao-pecar
Permalink: http://www1.gigawiki.com/983
área = religião; assunto = pecado, santidade; categ = artigos
"Não vou pecar..."

Fase 1: Porque alguém fala, pede ou manda. Isso não dura muito, porque todos pecam. Além disso, "o que há de mau nisso?"
Fase 2: Porque alguém fala das terríveis consequências do pecado. Isso não funciona porque "isso não vai acontecer comigo; se eu pecar 'só um pouquinho'".
Fase 3: Por medo de Deus. Jeito errado de ver Deus; acaba-se vendo o pecado como algo legal e Deus como tirano estraga-prazeres.
Fase 4: Por sentir algumas consequências na pele; por medo das consequências. É um jeito carinhoso (e muito eficiente) de Deus Pai nos educar. Mas ainda não é o jeito certo de encarar o pecado. Quando as consequências passam, a tendência é pecar na primeira oportunidade.
Fase 5: Por obediência a Deus. Aí sim. Não é por medo de Deus, ou medo das consequências do pecado, mas por decisão voluntária pela obediência; é uma demonstração de amor, temor e respeito a Deus como Pai. No entanto, a obediência apenas em si mesma pode ser algo pesado se não se acredita em seus benefícios.
Fase 6: Por confiar em Deus. Isso é mais sublime. O não-pecar não é por cega obediência, mas por conhecer a Deus e confiar nele, quando Ele diz que é melhor não pecar. É saber que Ele é de confiança, mesmo não se tendo visão das coisas como Ele as vê; mesmo não entendendo completamente por que é melhor não pecar.
Fase 7: Por não querer pecar; por não se sentir atraído pelo pecado. Essa é a Perfeição, a Plena Visão, mas não será conquistada completamente neste mundo. No entanto, é nessa direção que devemos lutar, sempre!

E você, em que fase está?  
blog comments powered by Disqus
Login:
Senha:
Para logar, você precisa ter o Javascript habilitado.